Dia 1
Em plena Serra D'Aire e Candeeiros, encontra um dos mais importantes registos fósseis do período Jurássico. Os dinossauros Saurópodes terão por ali passado há mais de 175 milhões de anos e deixaram a pegada, cravada na laje calcária.
Mas há mais segredos para descobrir na Serra D'Aire. As grutas de Mira D'Aire são as maiores e uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Para as visitar é necessário descer 110 metros, dentro da serra.
No final da visita, aproveite o fim de tarde para ir a banhos no Parque Aquático "Aquagruta".
Dia 2
Para chegar ao Castelo, é necessário subir uma ladeira longa e íngreme, e o ideal é ir de carro. O Castelo de Ourém terá sido construído e meados do século XII e à sua volta, construiu-se a Vila Medieval de Ourém. Aqui, visite o Castelo, o Paço dos Condes, os Torreões de entrada, a Igreja Colegiada, a Fonte e o Pelourinho.
Siga a direção do Agroal, e descubra a única praia do concelho de Ourém. Situada na freguesia de Formigais, as águas frias do rio Nabão refrescam milhares de turistas durante nos meses de julho e agosto. Durante os restantes meses do ano, a Praia Fluvial de Agroal é o local ideal para quem procura estar em contacto com a natureza, ou as propriedades terapêuticas desta piscina natural.
Dica:
Para chegar ao Agroal, o ideal é ir de carro. O caminho é sinuoso e faz-se pelas aldeias e lugares do concelho de Ourém. A sinalética não é abundante, pelo que o ideal é marcar as coordenadas no seu GPS. O Parque de Estacionamento é pequeno para os dias de muita afluência.
* este roteiro tem como ponto de partida a cidade de Fátima
Neste roteiro visite:
1. Pegadas dos Dinossauros
2. Grutas de Mira D'Aire
3. Parque Aquático Aquagruta
4. Castelo de Ourém
5. Praia Fluvial do Agroal