Os alunos do curso de Gestão, do 3º ano da Escola Profissional de Ourém, estiveram acompanhados pela docente Ana Pinho no seminário promovido pela empresa Be Water e Instituto Politécnico de Leiria sobre a Economia Circular & Desenvolvimento Sustentável, onde puderam assistir à explicação de conceitos muito importantes nos tempos que correm.
A necessidade de sensibilização é fundamental para que possa haver reação por forma a tomar medidas. Os mais velhos vão sofrendo as consequências que já vamos sentindo, mas os mais jovens têm de aprender, têm de ter consciência que o futuro está também nas suas mãos. Cada um de nós pode fazer algo, fazer a diferença, no consumo, no uso dos produtos , nos resíduos produzidos e no seu destino.
Os processos produtivos têm de ser eficientes, Diminuir recursos, reduzir custos, potenciar a reciclagem, melhorar processos são alguns objetivos da economia circular. Começar pela escolha do design e materiais a usar nos produtos, tecnologia utilizada, alterar modelos de gestão, tratamento e aproveitamento de resíduos. Não é fácil, mas é necessário começar a envolver entidades, escolas, indústrias que trabalhem em sintonia, partilha e que promovam a sustentabilidade.
As cidades circulares são um bom exemplo. A água é realmente um recurso escasso e a que existe vai-se tornando cada vez mais cara. Prevê- se por exemplo que a procura de água para a produção, aumente cerca de 400% para a produção. A eficiência hídrica é uma realidade possível, projetos como a reutilização e reciclagem de águas cinzentas já são implementados. O controlo ativo dos gastos e consumos de água são também importantes e ajudam a evitar perdas e consumos desnecessários.
A reciclagem de plástico e o tratamento destes resíduos é também fundamental, já se faz e vai continuar pois o plástico tem muitas utilizações, algumas delas vão aparecendo no dia a dia e que continuam a tornar esta matéria útil. O que se faz ainda é pouco e os serviços de recolha são um exemplo. Preservar os recursos é garantir o futuro, mudar mentalidades é urgente. Todo o processo associado à economia circular precisa de energia, e esta tem também de ser renovável, a captação, a distribuição e a utilização deste tipo de energia é uma necessidade emergente, sem ela a economia circular não fará grande sentido.
Queremos descarbonizar e para isso temos de investir em novas formas de energia. Estes foram alguns testemunhos a que turma finalista de Gestão, teve oportunidade de assistir no Seminário Economia Circular & Desenvolvimento Sustentável, realizado na Câmara Municipal de Ourém em parceria com a Bewater, Bewatts, Ecodepur, Micronipol e IPLeiria.
Foi uma excelente iniciativa que permitiu ouvir opiniões, preocupações e ações promovidas por estas entidades em áreas diversas mas que se cruzam na emergência da Economia Circular e Sustentabilidade.