Nutrir a curiosidade e a criatividade da criança, incentivando-a a explorar o seu potencial e respeitando a sua essência, são estas as linhas-mestras do projeto educacional que vai nascer na antiga escola primária da Amoreira, Fátima.
Foto facebook "Raiz"
Marta Pimenta, diretora pedagógica e fundadora do projeto “Raíz”, é professora do 1º ciclo e trocou a agitação da capital por um estilo de vida mais tranquilo na zona centro. Na Amoreira encontrou o local ideal para criar raízes na educação das novas gerações, através da um método inovador e holístico. “Aqui, valorizamos a conexão profunda com a natureza e a ligação à terra, à raiz. Para isso, proporcionamos um ambiente seguro e estimulante, onde brincar e aprender andam de mãos dadas. “, pode ler-se no site do projeto - https://raiz.kids/
O “Raíz”, que se destina a crianças do pré-escolar e 1º ciclo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourém, que celebrou com a Associação responsável pelo Projeto - Sementes do Lys – Comunidade de Aprendizagem de Fátima – um protocolo no qual foi atribuída uma verba para requalificação do espaço, nomeadamente para a vedação do espaço, remodelação do telhado, pintura interior e exterior e ainda para a instalação de aquecimento.
A metodologia que será implementada no “Raiz” conjuga várias abordagens pedagógicas: a Metodologia Forest School, a Pedagogia Waldorf e a Escola da Ponte. Na página de internet do projeto encontra mais informação, incluindo as principais diferenças entre o ensino tradicional e o que será realizado. Também é através do site que poderá fazer a pré inscrição para o próximo ano letivo.
Pode ainda acompanhar todas as novidades nas redes sociais do”Raíz” através do links abaixo.
Facebook - https://www.facebook.com/profile.php?id=61561115965925
Alexandra Pimentel