Reativa - InFátima

Lazer em Fátima é bom, mas sabe a pouco

15-09-2023

Para a maioria dos que vêm a Fátima o Santuário é o único foco da visita e a religião a principal motivação por isso, não é de estranhar que a “vida” da cidade tenha também esse pulsar. Quem vive em Fátima gosta disso, mas quer mais, mais espaços de lazer, mais cultura e mais encontros com a comunidade local. 

Fomos para a rua perguntar a alguns Fatimenses o que mais gostam de fazer na cidade e isso ajudou-nos a perceber também o que lhes faz falta.

Caminhar é sem dúvida a atividade mais comum, as ruas planas, as avenidas extensas com passeios largos, o ambiente seguro e os espaços arborizados tornam os passeios a pé agradáveis e descomplicados. Pelo meio, os parques infantis, fazem as delícias dos mais novos. Mas sabe a pouco…  

“A nível cultural e de lazer em geral, Fátima, não tem uma grande oferta. É pena, porque temos bastante potencial para isso, mas há uma coisa que gosto muito de fazer em Fátima – caminhar, quer na cidade quer nos vários trilhos de natureza que existem na freguesia.”
Dulce Frazão, 51 anos, Fátima

“O Filipe gosta muito de visitar as exposições no Posto de Turismo de Fátima, sobretudo se forem de pintura.”
mãe do Filipe Silva, 10 anos, Fátima

Adoramos fazer passeios pedestres em Família pela Serra d’Aire, junto à Maxieira. É um momento relaxante para o corpo e sobretudo para mente!”
Armandina Silva, 40 anos, Fátima 

“Gosto de fazer piqueniques nos parques do Santuário de Fátima com a família e amigos em alturas mais calmas, quando não há muitos peregrinos e turistas, de outubro a maio!”
Paulo R., 43 anos, Fátima

“Gosto muito de passear pelos tranquilos caminhos dos Valinhos, em Aljustrel, contemplar a Natureza envolvente e respirar o ar puro.”
Guadalupe Neto, 36 anos, Fátima

“O que eu mais gosto de fazer em Fátima é ir a restaurantes porque a comida é muito boa!”
Valentina Frazão, 9 anos, Fátima

“Em família, gosto de levar os meus sobrinhos ao Parque Infantil da Avenida Dom José Alves Correia da Silva. Para estar com os amigos, gosto do bar I Love beer e sozinha, gosto de ir ao Santuário, à noite, apreciar a calma e a paz daquele lugar.”
Helena Fernandes, 37 anos, Fátima

“Gosto de andar de bicicleta na “avenida das árvores” (Avenida Dom José Alves Correia da Silva) e brincar no Parque Infantil ao pé do Posto de Turismo.”
Lucas Pereira, 7 anos, Fátima

“Na verdade, o que mais gosto de fazer em Fátima é ir trabalhar! Sou Pernonal Trainer e no meu local de trabalho é onde me sinto melhor. Sinto-me bem a ajudar pessoas, treinar com elas, motiva-las. Sinto-me útil na vida das pessoas, contribuindo para a mudança na sua saúde e bem-estar”.
Vera Vieira, 43 anos, Fátima

“Gosto passear de bicicleta com a minha esposa e os meus filhos na ecovia da Ortiga.”
C. Pereira, 43 anos, Fátima

“O que mais gosto de fazer, infelizmente, não pode ser feito em Fátima. Adoro ir ao teatro, cinema, ver espetáculos e em Fátima não é possível porque não há e quando há são eventos quase sempre do foro religioso. Deviam alargar a eventos e espetáculos culturais, visto que Fátima tem residentes e turistas e não apenas peregrinos .”
Sofia Belo, 47 anos, Fátima

Partilhe

Voltar